Usando R no Google Colab

Daniel Sousa Amador
3 min readJan 13, 2021

--

Quem utiliza Python, em teoria, já está habituado com o Google Colab, ambiente Google baseado no Jupyter Notebook e que permite, além de várias outras vantagens, trabalhar em nuvem, com uso de GPU da Google e publicar no GitHub, como nesse exemplo aqui. Após clicar no botão Open in Colab abrirá uma apresentação como essa.

O ambiente é nativo para Python, por ser baseado no projeto Jupyter Notebook, mas há soluções em R e isso é o que veremos aqui!

O acesso pode ser feito a partir de uma das seguintes URL’s:

ou

https://colab.to/r

Ou através de uma simples pesquisa no Google, como no exemplo abaixo:

Após pesquisar google colab r e clica no primeiro resultado (Como no exemplo acima), abriremos um ambiente idêntico ao da imagem abaixo.

É importante ver que continua sendo um arquivo .ipynb, que é a extensão utilizada nos Jupyter Notebook, do qual o Google Colab se origina.

É muito simples e, como no exemplo abaixo, já podemos escrever códigos em R.

Caso queira ter certeza, basta ir no Menu Ambiente de execução -> Alterar o tipo de ambiente de execução como na imagem abaixo.

Então conseguiremos ver que estamos no ambiente em R e não em Python.

Para ver a versão do R instalada, é só dar um R.version.string (imagem abaixo) e depois SHIFT+Enter no teclado, que é o padrão para executar cada código após digitar o comando.

Para ver os pacotes instalados é só dar um print(installed.packages()).

Use o R livremente!

Porém, temos um problema e isso nos leva a utilizar o R no Google Colab de outra forma.

Se quisermos trabalhar com os arquivos dentro da nuvem (Google Drive), em Python há a opção Montar Drive ou através do código

from google.colab import drive
drive.mount('/content/drive')

Conseguimos utilizar os arquivos da própria nuvem.

Contudo, no R, há algumas soluções que tentam fazer isso e algumas delas são, inclusive um pouco complexas, então acho que a solução mais simples, quando for necessário utilizar dados do Drive, é a exposta abaixo.

É comum soluções como o Reticulate ou o RPy2 para fazer a integração entre as linguagens Python e R. No exemplo abaixo utilizaremos a RPy2.

Como faremos?

1º Inicializamos o Colab como se fossemos trabalhar em Python e em seguida montamos o Drive da forma costumeira em Python.

2 º Após o Drive estar montado, executaremos o código e

%load_ext rpy2.ipython

E sempre que for executar um código em R, utilizar o %%R, como no exemplo abaixo.

Acesse também:

--

--

Daniel Sousa Amador

Cientista de dados buscando soluções baseadas em dados diariamente!