Por que estar no LinkedIn?

Daniel Sousa Amador
2 min readDec 11, 2020

--

O LinkedIn não é p’ra fracos, você sabe o motivo de estar ou não estar na rede social?

Photo by inlytics | LinkedIn Analytics Tool on Unsplash

Sou Cientista de Dados e o meu público envolve pessoas dessa área, porém dada a importância do LinkedIn e o que aprendi ao longo de anos com a rede, realmente achei que era necessário compartilhar.

Há alguns na faculdade, um amigo falou que tinha ficado desempregado e graças ao LinkedIn conseguiu um novo trabalho e o que pensei? “Legal, o cara está em uma plataforma de emprego como o Workona ou GetNinjas”. A verdade é que ele me falou um pouco mais depois sobre a rede, mas como o profissional de Direito que iria me tornar, achei que precisaria apenas fazer concurso ou abrir um escritório, não estar em uma plataforma que, no fim, me daria contato profissional.

Por que estou falando isso? Antes, deixe eu falar que eu sei que pareci orgulhoso e foi burrice achar que sendo profissional do Direito, não precisava ter contatos “profissionais”, mas isso foi há anos. Pontuado isso, continuemos.

Uma das máximas das vendas é que você se vende o todo tempo. Uma simples conversa ou não, uma negociação, uma saída com os amigos, qualquer situação faz com que você venda sua imagem. No LinkedIn não é diferente, se você não sabe o que está fazendo lá ou se está fazendo de qualquer modo, pode ser prejudicial. Sendo uma rede profissional, isso pode estragar sua reputação.

Então, o que é o LinkedIn? O que se faz nele?

O LinkedIn é, de fato, a maior rede social profissional com foco em gerar conexões e relacionamentos e permite empreendedores e empresários a recrutar talentos, seja para a venda de um produto, serviço ou posicionamento de marca.

É importante para gerar receitas, gerar conexões, criar negócios, procurar parcerias e fornecedores, dentre outras vantagens. Seja uma empresa ou um profissional presente na rede, o LinkedIn permite criar conteúdo e criar autoridade. O alcance orgânico da rede se assemelha ao Facebook em seu inicio, o que permite muita visibilidade. Seja para se posicionar como autoridade em sua área criando conteúdo, seja p’ra ter contatos profissionais, ou qualquer outro fim. Estar em grupos também é importante, pois outras pessoas que estão ligadas ao grupo ou empresa, te acharão lá.

Abaixo há uma lista de cinco motivos criadas pela agência Use Escala Digital para estar presente no LinkedIn, voltadas para posicionamento de mercado:

  1. Enriquecer estratégias de SEO;

2. Otimizar a URL para que ela fique amigável tanto para o usuário quanto para busca;

3. Encurta os laços com seus colaboradores e profissionais atuantes no mesmo mercado;

4. Mensuração de audiência das publicações;

5. Mídia paga: ter uma página no LinkedIn permite que você trabalhe anúncios para promover a sua empresa de maneira estratégica segmentada.

Acesse também:

--

--

Daniel Sousa Amador

Cientista de dados buscando soluções baseadas em dados diariamente!